Escolhendo a escova e pasta-de-dentes para seu Pet
LEON-ROMAN, M.A. (2016)


Sempre que pensamos em escovação dentária, a primeira pergunta que fazemos é: qual pasta-de-dentes usar.

É importante salientar que durante a nossa própria escovação dentária,
o mais importante é a ação mecânica das cerdas sobre nossos dentes, removendo a pelicula aderida (placa bacteriana) sobre a superfície dentária, e não a quantidade de pasta que colocamos.

O mesmo principio se aplica aos nossos pets: é importante realizar uma boa ação mecânica sobre seus dentes.

A primeira "escova" que podemos utilizar é nosso próprio dedo. Realizando um "carinho" sobre os dentes e gengiva de nosso amigão, começaremos a aprender a realizar a
manipulação da sua cavidade oral.

Numa segunda etapa, utilizar uma gaze enrolada no dedo, sem necessidade de molhar ou de adicionar pasta, tem excelente resultado, já que promove ação mecânica sobre a superfície dentária.

Para uma perfeita escovação, podemos utilizar uma escova-de-dentes, e ai vêm a pergunta: qual escova utilizar ?


Como escolher a escova certa

No mercado pet, existem diversas marcas de escova-de-dentes para cães e gatos. A principal característica delas é que a cabeça da escova está voltada para fora, ao contrário da escova humana, que tem as cerdas voltadas para dentro.

Porém, quando comparado o produto nacional com o importado (ex: EUA), notamos que as
cerdas dos produtos nacionais são extremamente duras, podendo lesar gengiva, causando desde sangramento até retração gengival.

Existem as dedeiras, que tem cerdas de borracha, ideais para acostumar cães e gatos com a manipulação oral. Porém estas cerdas não promovem nenhuma ação mecânica sobre a remoção de placa bacteriana e, portanto, a dedeira é ineficiente para escovação dentária.

Pensando na qualidade das cerdas, a melhor opção acaba sendo escolher uma
escova-de-dentes infantil, facilmente encontrada no supermercado ou farmácia. O ideal é adquirir uma escova de cabeça pequena e cerdas macias.

Pasta-de-dentes

Apesar do mais importante ser a ação mecânica das cerdas sobre a superfície dentária, removendo a placa bacteriana aderida, a pasta-de-dentes tem uma importante função: aumentar a eficácia da escovação.

Normalmente, os dentifrícios são pastas que contem particulas de sílica em sua composição, aumentando a abrasão sobre a superfície dentária, funcionando como se fosse uma "lixa", removendo qualquer mancha ou impureza.

A diferença entre a pasta humana e veterinária: a
ausência de sabão e fluor na composição dos dentifrícios para pets. Ambos os compostos podem causar efeitos colaterais ou mesmo intoxicação. Outra característica interessante é que as pastas veterinárias possuem sabores como frango, carne ou peixe, ajudando no condicionamento positivo durante a escovação.

Portanto,
jamais deve-se usar pastas-de-dentes humanas em cães e gatos.

A melhor escovação

O melhor jeito de realizar o controle de placa bacteriana é a escovação dentária diária, com ação mecânica das cerdas, ou de uma gaze, sobre os dentes. O uso da pasta-de-dentes é uma excelente alternativa para aumentar a eficácia da escovação, porém, não é o item mais importante e, na sua ausência, a escovação deve ser realizada da mesma maneira.

Com estas dicas, agora fica fácil cuidar do seu amigão !!!

As dedeiras são ideias para acostumar seu amigão com a escovação. Mas devem ser substituidas por uma escova-de-dentes por não realizarem adequada remoção da placa bacteriana.






A melhor escova é a de uso infantil pois possuem cerdas macias e cabeça pequena.








Escolha sempre pasta-de-dentes de uso veterinário, pois não possuem sabão nem fluor em sua composição.

Escovação dentária: o melhor carinho que você pode dar para seu amigão !

MV, Esp, PhD, Marco Antonio Leon
Médico Veterinário formado pela FMVZ/USP
Doutor (Stricto sensu) em Cirurgia pela FMVZ/USP
Especializado (Lato Sensu) em Odontoveterinária pela Anhembi/Morumbi
Professor do Curso de Especialização em Odontologia Veterinária da USP
 
Todos nossos artigos não podem ser usados, copiádos ou adaptados, parcial ou total, em outros websites sem a autorização prévia do autor. Tampouco podem ser adaptados ou alterados, para não figurar plágio. Direitos autorais: Leon-Roman, M.A.
   

(11) 2894-2472

Horário de atendimento:
Das 10h00 às 19h00
exclusivamente com hora marcada

Rua Diogo de Faria 1368
Vila Clementino (Vila Mariana)
São Paulo - SP - BRASIL



Para seu Pet

- Vídeos Informativos

- Tornando a escovação agradável

- Escolhendo a escova e pasta

- O que é um Dentista Veterinário ?